Seguidores

sábado, 25 de julho de 2020

ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA – PARTE 105



O LIVRO DOS ESPÍRITOS 
LIVRO TERCEIRO – AS LEIS MORAIS
CAPÍTULO V – LEI DE CONSERVAÇÃO

IV NECESSÁRIO E SUPÉRFLUO

(Questões 715 a 717)


Nota de Allan Kardec: 

“O limite entre o necessário e o supérfluo NADA TEM DE ABSOLUTO. A civilização criou necessidades que não existem no estado de selvageria, e os Espíritos que ditaram esses preceitos não querem que o homem civilizado viva como selvagem. Tudo é relativo e cabe à razão colocar cada coisa em seu lugar. A civilização desenvolve o senso moral e ao mesmo tempo o sentimento de caridade que leva os homens a se apoiarem mutuamente. Os que vivem à custa das privações alheias e exploram os benefícios da civilização em proveito próprio não têm de civilizados mais do que o verniz, como há pessoas que não possuem da religião mais do que a aparência”. 

Recordando que Allan Kardec recomenda sempre avaliar o axioma da causa e consequência, quanto ao uso e gozo dos bens da Terra é imperativa a avaliação sobre o que é necessário e o que é supérfluo, pois, se o ser humano tem necessidades que não existiam no estado primitivo, é certo que possui os mecanismos adequados para sopesar a questão. 

Dois pontos relevantes (filtros da razão e da moral): 
a) Aquele que é sensato reconhece o limite do necessário por intuição; 
b) Já o que não faz uso da razão aprenderá a conhecer o limite por suas próprias experiências. 

É certo que a natureza, no que tange à organização física do ser, traçou limites às suas necessidades. As imperfeições do Espírito, isto é, seus maus hábitos alteraram essa organização criando necessidades artificiais. Como efeito da transgressão à lei de Deus, isto é, pela transposição do limite do necessário, todo aquele que causou privação a outrem responderá pelas mesmas: causa e efeito! 

No próximo encontro falaremos sobre privações voluntárias e mortificações. 
Estude e viva. 

Uberaba – MG, 25 de julho de 2020.
Beto Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Vamos debater temas sem disputar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

DESTAQUE DA SEMANA

ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA – PARTE 106

- O LIVRO DOS ESPÍRITOS – - LIVRO TERCEIRO – AS LEIS MORAIS – - CAPÍTULO V – LEI DE CONSERVAÇÃO – - V PRIVAÇÕES VOLUNTÁRIAS – (Questões 71...

MAIS VISITADAS